Segundo maior produtora mundial de açúcar, a Usina Itajobi opera na Europa, no Brasil, na África e no Oceano Índico. O Grupo produz e comercializa uma ampla gama de soluções adoçantes para diferentes finalidades.
Mais de 10 tipos de açúcar são produzidos em nossas unidades industriais com tecnologia de ponta e extremo rigor no controle de qualidade, atestados por certificações.
O Açúcar Refinado é o tipo de açúcar com maior presença na mesa dos consumidores. Por ser mais claro e fino, dissolve-se rapidamente e é perfeito para qualquer receita ou ocasião.
É o açúcar com cristais maiores e transparentes, que não passam pelo processo de refino. Pode ser utilizado tanto para consumo doméstico quanto para processamento em indústrias alimentícias.
Menos processado do que o refinado e o cristal, o Açúcar Natural Demerara preserva a maioria de seus nutrientes originais. Tem os cristais mais úmidos e de coloração caramelo, com um sabor marcante como característica.
É o açúcar cristal produzido a partir de processos agroindustriais naturais, ou seja, sem utilização de produtos químicos e sintéticos, desde o plantio da cana até sua transformação em açúcar. A produção deste açúcar possui certificados importantes, como o selo Orgânico Brasil concedido pelo IBD.
O alimento orgânico traz benefícios à saúde e ao meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, além de adoçar sem perder a qualidade do sabor.
O Açúcar Refinado é obtido por meio da purificação e recristalização do açúcar cristal, apresentando cristais bem definidos e granulometria uniforme e de baixa cor.
Possui o mais elevado grau de pureza entre os açúcares e destaca-se pela cor clara e pela limpidez. É utilizado pela indústria de alimentos para processamento de pasta americana, refrigerantes e balas, por exemplo.
É o açúcar tipo exportação, utilizado como matéria-prima para outros processos.
No varejo brasileiro, a Usina Itajobi está presente com a marca Guarani, uma das líderes de açúcar no Brasil. A marca está alinhada com as necessidades atuais do consumidor e preza por uma vida mais equilibrada, feliz e saudável. Afinal, tudo na medida faz bem!
E-commerce
A marca Açúcar Guarani tem apostado cada vez mais no formato online através do e-commerce. Lançada em 2018, a plataforma é uma iniciativa pioneira no setor e oferece praticidade e conveniência para os pequenos e médios negócios adquirirem produtos direto da indústria com condições especiais.
O açúcar que usamos todos os dias em nosso café ou em nossos bolos é a sacarose, extraída, aqui no Brasil, da cana-de-açúcar. Outros compostos que pertencem à mesma família de sacarídeos, como glicose, frutose, dextrose e polióis, também têm um sabor adocicado. Estes são produtos derivados do açúcar.
A glicose designa o carboidrato de sabor doce que está contido em algumas frutas e faz parte da composição de quase todos os carboidratos. É sintetizado por plantas verdes durante a assimilação da clorofila. As fábricas de glicose da Usina Itajobi transformam o amido em xaropes de glicose, que então são purificados e concentrados. Misturas específicas são criadas de acordo com as necessidades do cliente.
A frutose, por sua vez, é um açúcar simples de origem natural proveniente de frutas (assim como no mel, que tem mais de 40% de conteúdo de frutose). Ao contrário dos açúcares industriais, a frutose tem um baixo índice glicêmico, o que significa que não causa um aumento acentuado nos níveis de açúcar no sangue.
A dextrose é produzida por hidrólise enzimática do amido, seguida de purificação, concentração, cristalização, centrifugação e secagem. O produto apresenta-se em forma de um pó branco cristalino com um sabor doce e altamente solúvel em água. A dextrose é encontrada na alimentação humana e animal, assim como em aplicações farmacêuticas e químicas. Os fabricantes de alimentos utilizam a dextrose para equilibrar o perfil nutricional e a doçura, aumentar a vida útil e otimizar o custo dos ingredientes, em comparação com a sacarose e a lactose. É uma fonte ideal de carboidratos para a fermentação da levedura, usada na panificação e na fabricação de cerveja.
Os polióis, também conhecidos como álcoois de açúcar, ocorrem naturalmente em uma variedade de produtos alimentícios, como vegetais, frutas e cogumelos. Eles também são comumente encontrados em alimentos fermentados, como vinho e molhos a base de soja. Hoje os polióis são produzidos industrialmente por hidrogenação ou fermentação de diferentes carboidratos. O método normal é a separação do amido do cereal, seguida da hidrólise. Finalmente, o produto é descorado e concentrado. Os pós de poliol são obtidos por meio do processo de cristalização.
Em nossa linha de xaropes de milho fornecemos produtos diferenciados, com propriedades físicas e químicas únicas (destaque para cor, fluidez, SO2 baixo, controle total sobre a composição de açúcares e desmineralização). Temos forte atuação no setor alimentício, nossa principal área de atuação.
O Açúcar Refinado é obtido por meio da purificação e recristalização do açúcar cristal, apresentando cristais bem definidos e granulometria uniforme e de baixa cor.
Possui o mais elevado grau de pureza entre os açúcares e destaca-se pela cor clara e pela limpidez. É utilizado pela indústria de alimentos para processamento de pasta americana, refrigerantes e balas, por exemplo.
Maltodextrinas são amplamente utilizadas em alimentos processados como agente espessante ou de viscosidade, no equilíbrio do perfil nutricional para realçar aromas ou no ajuste do dulçor.